Contato e informações sobre Consulta:

(16) 3913-4758 / 3621-6511 / 99123-2299


Cirurgia de Glaucoma

O Glaucoma é uma doença que causa o aumento da pressão intraocular (PIO). Este aumento da pressão causa lesão das estruturas oculares, e não sendo diagnosticado e tratado a tempo causa a cegueira.

Na estrutura ocular, há o humor aquoso, um fluido que passa através da pupila para a câmara anterior e é drenado através de uma estrutura localizada entre a córnea e a íris (ângulo iridocorneal). Este sistema de drenagem cria resistência à passagem do líquido de modo mantendo a pressão dentro do olho sempre constante.

Se a pressão se eleva acima dos valores seguros, ocorrem danos na retina, nervo óptico, causando mesmo em casos graves perda total da visão.

Para seu tratamento são recomedados colírios, procedimentos a laser ou intervenções cirúrgicas.

Trabeculectomia

O cirurgião usa instrumentos delicados para remover uma parte da esclera (parte branca do olho) próxima da córnea, deixando um pequeno espaço para aumentar o escoamento do humor aquoso e baixar a pressão intra-ocular. Em casos mais especiais, pode ser indicado implante de válvula ou tubo através de pequena incisão na esclera. Tal procedimento visa regular a pressão intra-ocular e atua no fluxo de saída do humor aquoso do olho.


  • Clínica Dr. Marcelo Jordão
  • Galileu Galilei, 1685
  • Ribeirão Preto, SP
  • 14020-620