Contato e informações sobre Consulta:

(16) 3913-4758 / 3621-6511 / 99123-2299


Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa é um procedimento oftalmológico feito com o uso de laser para corrigir problemas refrativos como miopia, astigmatismo ou hipermetropia.
A indicação para esta cirurgia deve ser feita com critérios baseados na análise personalizada de cada paciente certificando-se dos menores riscos no pré e pós cirurgia.
As técnicas mais conhecidas na cirurgia refrativa são o PRK (Photorefractive keratotomy) e o LASIK (Laser-Assisted in Situ Keratomileusis)

A cirurgia refrativa também é uma opção para corrigir ou melhorar a visão através de uma modificação permanente na forma da córnea.

Ao tratar a miopia, por exemplo, as técnicas de cirurgia refrativa reduzem a curvatura da córnea para diminuir o poder do foco do olho. As imagens, que eram focalizadas aquém de retina em virtude de um olho alongado ou de uma curva acentuada da córnea, são empurradas para mais perto ou diretamente sobre a retina.

Ao tratar a hipermetropia, as técnicas de cirurgia refrativa tornam a córnea mais encurvada para aumentar o poder do foco do olho. As imagens, que eram focalizadas além da retina em razão de um olho curto ou de uma córnea plana, são deslocadas para mais perto ou diretamente sobre a retina.

Ao tratar o astigmatismo as técnicas de cirurgia refrativa remodelam seletivamente partes da córnea para torná-la lisa e simétrica, permitindo que as imagens se focalizem nitidamente sobre a retina.

Esclarecendo dúvidas freqüentes

QUAL O MELHOR METODO DE CORREÇÃO DE CORREÇÃO DOS ERROS DE REFRAÇÃO?
Não existe um método único, considerando o melhor, para corrigir os vícios de refração. A correção mais apropriada para você depende dos seus olhos, do modo de vida e, principalmente, do diagnóstico do médico oftalmologista.

QUEM SE SUBMETE A UMA CIRURGIA REFRATIVA É APROVADO NO EXAME PARA OBTENÇÃO DA CARTEIRA DE MOTORISTA?
Noventa e cinco por cento das pessoas que se submetem a este tipo de cirurgia são aprovadas, pois a habilitação para dirigir exige acuidade visual mínima de 20/40, sem usar óculos ou lentes de contato.

A CIRURGIA REFRATIVA PODE PREVENIR A PRESBIOPIA?
Não. A cirurgia refrativa não altera o processo de envelhecimento do olho e não previne a vista cansada ou presbiopia. Os óculos de leitura ainda podem ser necessários para adultos de meia-idade e idosos.

É VERDADE QUE NÃO É POSSIVEL REALIZAR CIRURGIA PARA CORREÇÃO DE VICIO DE REFRAÇÃO APÓS OS 40 ANOS?
Não. Os melhores resultados são obtidos por pacientes com mais de 30 anos. Entretanto, é importante lembrar que após os 40 anos de idade geralmente se faz necessário o uso de óculos para perto.

QUANTO TEMPO APÓS A CORREÇÃO CIRURGICA DOS VICIOS DE REFRAÇÃO O PACIENTE PODE RETOMAR A PRÁTICA DE ESPORTES?

Após a primeira semana, o paciente pode voltar a praticar a ginástica individual; após quatro semanas, pode retomar os esportes coletivos e praticar natação; e após oito semanas, pode voltar a praticar esportes de contato tais como lutas, jogos com bola e etc.

Importante

• Não existe qualquer evidência cientifica de que exercícios oculares, vitaminas ou medicamentos possam prevenir melhorar ou curar os vícios de refração.

• As lentes de contato possuem vantagens e desvantagens em relação ao uso de óculos, o ideal é ter em mente que os dois meios de correção óptica devem ser usados associados, levando assim a uma maior saúde da córnea, evitando a ‘síndrome” do uso exagerado

• Apesar de todas as suas vantagens e facilidades, as lentes de contato descartáveis só devem ser usadas após recomendação médica. Por serem consideradas próteses, devem passar por avaliação periódica.

• Um bom candidato para a cirurgia refrativa é aquele que deseja diminuir sua dependência a óculos ou lentes de contato; que está livre de doenças oculares; apresentar um erro de refração diagnosticado pelo oftalmologista como apropriado para o tratamento cirúrgico; e puder aceitar os risos inerentes e efeitos colaterais associados a todo procedimento cirúrgico.

• O LASIK não corrige a presbiopia (vista cansada) ou a perda da capacidade de focalizar para perto relacionada á idade. Com ou sem a cirurgia refrativa a grande maioria das pessoas necessita de óculos de leitura quando chegam aos 50 anos de idade.

• O importante de lentes intra-oculares pode ser recomendado pelo oftalmologista quando não há possibilidade de correção miopia ou hipermetropia por meio de cirurgia extra-ocular com laser, PRK ou LASIK.

• A cirurgia, as lentes de contato e os óculos têm, cada um, seus benefícios e vantagens. O melhor método de correção para os vícios de refração deve ser decidido sempre após um exame cuidadoso e discussão do problema com seu oftalmologista.


  • Clínica Dr. Marcelo Jordão
  • Galileu Galilei, 1685
  • Ribeirão Preto, SP
  • 14020-620