COMPUTADOR E A VISÃO
Que o computador é um instrumento importante para o trabalho e para o estudo todos nós sabemos. Mas o que muitas pessoas desconhecem é que o uso freqüente da máquina, de maneira incorreta, pode provocar o que chamamos de cansaço ou fadiga visual.
Em inglês CVS – Computer Visuel Syndrome, a Síndrome do Usuário de Computador é responsável por sintomas de cabeça e desconforto nos olhos (ardor, sensação de areia e vermelhidão) Mas, por que isso acontece? Por uma única razão: a fixação do olhar num ponto por período prolongado gera a diminuição do reflexo de piscar e cansaço da musculatura do globo ocular.
O ato de piscar é involuntário e tem a função de distribuir as lágrimas sobre a superfície do globo ocular. A lágrima lubrifica e protege a porção anterior dos olhos exposto ao mesmo ambiente. A diminuição do reflexo de piscar deixa os olhos secos. Surge, assim, o ardor e a vermelhidão. E mais: o ar fino proveniente de aparelhos de ar condicionado acelera a evaporação lacrimal, agravando os sintomas.
Não existe, até o momento, nenhum estudo comprovando que o uso do computador prejudica a visão ou disponha ao aparecimento de doenças oculares. Sabemos que a radiação que emana da tela é muito baixa e limitada a 2 a 3 centímetros do monitor, portanto, não atinge os olhos.
Medidas simples, mas bastante eficazes, podem ser incorporadas ao dia -a –dia para trazer maior conforto aos olhos quando estamos a frente da tela do computador:
- Relaxe a visão com pausas de dez minutos a cada hora de uso do computador.
- Pisque! Piscar os olhos é fundamental, pois troca o filme lacrimal (película de lagrima que fica sobre a córnea), responsável pela manutenção da umidade e indispensável para uma boa visão e defesa ocular.
- Reduza o brilho e a intensidade das cores do seu monitor
- Procure posicionar o monitor a uma distância entre 60 e 70 centímetros dos olhos
- Mantenha seu monitor com protetor de tela (reduz o brilho das imagens automaticamente)
- Procure manter os documentos perto da tela, com suporte ou pranchetas presas diretamente na lateral do monitor
- Evite usar o monitor em lugares escuros jamais aproveite somente a luz da tela somente para trabalhar
- Não permita que a luz do ambiente reflita diretamente nos olhos ou na tela
- Posicione o topo do monitor de maneira que esteja na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo evite imagens com cores intensas e muito variadas quando as crianças forem as usuárias do computador
- A boa postura também é fundamental para garantir a saúde quando utilizamos o computador. Para isso:
- Procure sempre apoiar seus pés no chão
- Deixe um espaço livre entre as cochas e o tampo da mesa
- Mantenha as mãos e os antebraços na mesma linha reta
- Relaxe os ombros
- Mantenha os cotovelos próximos da cintura, abertos em ângulos retos ou pouco mais
- Apóie firmemente a região lombar no encosto da cadeira
Atenção! Quando a síndrome da fadiga visual já estiver instalada, da fadiga visual já tiver instalado, algumas medidas podem ajudar a corrigir (ou amenizar) o problema. O tratamento, sempre prescrito e acompanhado pelo médico oftalmologista, varia caso a caso, conforme os sintomas. Converse com ele a respeito.
Segundo dados recentes da fundação Getulio Vargas, o Brasil tem aproximadamente 24 milhões de usuários de computador fazer uso da tecnologia não significa sacrificar a sua saúde. Pense nisso!