R. Galileu Galilei, 1685 - Sala 1106, Rib. Preto, SP (16)3913-4758 / (16)99123-2299 / (16)3621-6511 clinicamarcelojordao@gmail.com

Como diagnosticar Glaucoma?

Um dos maiores problemas com o glaucoma, especialmente glaucoma de ângulo aberto, é que normalmente não apresentam sintomas nas fases iniciais. Muitas pessoas que têm a doença não sabem que eles têm. É por isso que é importante, especialmente à medida que envelhecem, a ter de fazer exames médicos com um oftalmologista.

Testes para o diagnostico de glaucoma

Seu oftalmologista irá fazer os seguintes testes:

Medir a pressão no seu olho (tonometria)

O seu médico mede a pressão ocular utilizando tonometria. Testando a pressão do olho é uma parte mais  importante de uma avaliação de glaucoma. Uma leitura de alta pressão é muitas vezes o primeiro sinal de que você tem glaucoma. Durante este teste, o olho é anestesiada com colírio. O médico usa um instrumento chamado tonômetro para medir a pressão ocular. O instrumento mede a sua córnea resiste à pressão. Pressão ocular normal varia geralmente entre 10 e 21 mm Hg. No entanto, as pessoas com glaucoma de tensão normal podem ter danos à sua nervo óptico e perda de campo visual, embora a sua pressão ocular permanece consistentemente inferior a 21 mm Hg.

Inspeção do ângulo do seu olho (gonioscopia)

Gonioscopia permite que o seu oftalmologista para obter uma visão clara do ângulo de drenagem para determinar o tipo de glaucoma que possa ter. O seu oftalmologista não é capaz de ver o seu olho ângulo de drenagem, olhando para a frente de seu olho. No entanto, através da utilização de uma lente espelhada, ele ou ela pode examinar o ângulo de drenagem para determinar se tem glaucoma de ângulo aberto (em que o ângulo de drenagem não está a funcionar de forma eficiente o suficiente), glaucoma de ângulo fechado (em que o ângulo de escoamento é pelo menos parcialmente bloqueado), ou de um ângulo perigosamente estreita (onde a íris está tão perto de drenagem do olho que a íris pode obstruir-lo).

Inspeção do seu nervo óptico (oftalmoscopia)

O seu oftalmologista inspeciona seu nervo óptico a procura de sinais de danos usando um oftalmoscópio, um instrumento que amplia o interior do olho. 

Um nervo óptico normal é constituído por mais de um milhão de fibras nervosas. Como glaucoma danifica o nervo óptico, que provoca a morte de alguns destes fibras nervosas. Como resultado, o aparecimento de alterações do nervo óptico. Isto é referido como escavação. Como os aumentos da escavação, perdas no campo visual poderão ocorrer.

Teste o seu lado, ou visão, periférica (teste de campo visual)

O teste de campo visual irá verificar se há perdas na visão lateral. Os resultados do teste mostram o seu oftalmologista se existem perdas em seu campo de visão – incluindo pontos que você pode até não notar.

O teste é realizado utilizando um instrumento em forma de tigela chamado de perímetro. Ao fazer o teste, um tampão é colocado temporariamente em um de seus olhos, de modo que apenas um olho é testado em um momento. Você vai se sentar e pediu para olhar para a frente em um alvo. O computador faz um barulho e pontos aleatórios de luz pisca em torno do perímetro em forma de bacia, e você será solicitado a pressionar um botão sempre que você vê uma luz. Não barulho a cada é seguido por um flash de luz. Exame de campo visual é normalmente realizada a cada 6 a 12 meses para monitorar a mudança.

Medir a espessura da córnea

Devido à espessura da córnea podem afectar as leituras da pressão ocular, paquimetria é utilizada para medir a espessura da córnea. Uma sonda chamado um paquímetro é suavemente colocada sobre a córnea para medir a sua espessura.

A detecção precoce e o tratamento pode proteger a sua visão.

Pessoas de qualquer idade com sintomas de glaucoma ou fatores de risco do glaucoma, como aqueles com diabetes, história familiar de glaucoma, ou os de ascendência Africano, deve consultar um oftalmologista para um exame. O seu oftalmologista vai deixar você saber quantas vezes a retornar para exames de acompanhamento.

Adultos sem sintomas ou com factores de risco para doença ocular deve ter um rastreio da doença completa olho aos 40 anos – o tempo em que os primeiros sinais de doença e alterações na visão podem começar a acontecer. Com base nos resultados da triagem inicial, o seu oftalmologista vai deixar você saber quantas vezes a retornar para exames de acompanhamento.

Adultos de 65 anos ou mais deve ter um exame de vista a cada um ou dois anos, ou como recomendado por seu oftalmologista.

Como o glaucoma é tratado vai depender do seu tipo específico de glaucoma, a gravidade de sua doença e como ele responde ao tratamento.

Deixe um comentário