R. Galileu Galilei, 1685 - Sala 1106, Rib. Preto, SP (16)3913-4758 / (16)99123-2299 / (16)3621-6511 clinicamarcelojordao@gmail.com

Porque utilizar óculos de sol?

Óculos de sol: sempre vão proteger os seus olhos dos raios ultravioleta?

Uma série de estudos científicos indicam que passar longas horas exposto ao sol sem proteção pode causar danos na visão, contribuindo para o surgimento de catarata ou até câncer nos olhos. Com base nesses estudos, os oftalmologistas recomendam que se use oculos de sol com proteção aos raios ultravioleta e um chapéu de abas largas, sempre que estiver no sol por longos períodos de tempo.

Óculos apropriados são essenciais para proteger seus olhos dos danos relacionados ao sol, e eles devem ser usados ​​sempre que estiver ao ar livre, principalmente sob estas circunstâncias:

1 – Durante o verão, quando o nível de radiação ultravioleta (UVA e UVB) é, pelo menos, três vezes mais elevada do que durante o Inverno;

2 – Quando na praia ou na água;

3 – Ao participar de esportes de inverno, especialmente em altas altitudes;

4 – Quando o uso de medicamentos que podem causar sensibilidade à luz (fotossensibilidade).

Os melhores óculos de sol que oferecem 100 por cento de absorção de UV, são da melhor qualidade óptica e são resistentes ao impacto.

Se você usa lentes de contato que não protegem seus olhos dos raios UV, é necessário usar óculos de sol. Hoje já existem lentes de contato com proteção UV.

Óculos de sol não pode proteger seus olhos de certas fontes de luz. Solda elétrica, camaras de bronzeamento, paisagens de neve, ou olhando diretamente para o sol, especialmente durante um eclipse solar, por exemplo, pode danificar seriamente os olhos. Olhando para qualquer uma destas fontes de luz sem protecção adequada pode causar uma condição dolorosa chamada ceratite ou mesmo danos na retina, causando uma perda permanente de visão central. O seu oftalmologista pode recomendar as medidas adequadas para proteger os seus olhos em situações especiais.

Quais as pessoas mais expostas aos danos causados pelos raios ultravioleta?

Todos, de qualquer idade e de qualquer grau de pigmentação da pele é suscetível a danos da radiação ultra-violeta. As crianças são particularmente suscetíveis. Alguns estudos mostram que as pessoas com certas doenças oculares como distrofias de retina podem estar em maior risco.

Também as pessoas com máculas doentes, tais como a degeneração macular, pode ser mais sensível à radiação ultravioleta. Como precaução, eles devem usar óculos escuros sempre que sair de casa.

A cirurgia de catarata

Mais de dois milhões de americanos são operados de catarata todos os anos. Durante este procedimento, a lente do olho é removido, deixando o olho mais vulneráveis ​​a radição ultravioleta. A lente natural é geralmente substituído por uma lente intra-ocular (LIO). Atualmente as lentes intra-oculares tem materiais UV-absorvente.

Lente intra-ocular.

Se você já teve a cirurgia de catarata e sua LIO não é UV-absorvente, certifique-se de usar óculos de sol com bloqueio UV e um chapéu para maior proteção. 

Medicamentos fotossensibilizantes

Medicamentos fotossensibilizantes – drogas que fazem a pele mais sensível à luz – pode fazer seus olhos mais sensíveis à luz também. Você deve discutir as precauções com seu oftalmologista se você estiver tomando qualquer um dos seguintes medicamentos e usar UV-absorventes óculos de sol e um chapéu sempre que você ir para fora durante o tempo que você levá-los: medicamentos utilizados no tratamento de psoríase, tetraciclina, doxiciclina, alopurinol e fenotiazina

Se você tem tido recentemente terapia fotodinâmica para a degeneração macular (DMRI), você também deve ter mais cuidado e evitar a luz solar.

A maioria dos óculos de sol são projetados para proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol. Muitas vezes, os rótulos dos óculos de sol prometem proteção contra a luz ultravioleta e outros tipos de radiação natural. É importante saber que tipo de luz que você precisa para proteger seus olhos e que tipo de luz não é necessariamente prejudicial.

Lentes que absorvem 99% dos raios ultravioleta

Você deve sempre comprar óculos de sol com esse recurso. A exposição prolongada à radiação ultravioleta (UV) na luz solar está ligada à catarata e tumores oculares. A radiação UVB é considerado mais perigoso para os olhos e pele do que a radiação UVA.

Ambas as lentes de vidro e de plástico absorve alguma luz UV, mas a absorção de UV pode ser melhorada pela adição de produtos químicos para o material da lente durante a fabricação ou a aplicação de revestimentos de lentes especiais.

Olhe para óculos de sol que bloqueiam 99 por cento ou 100 por cento de toda a luz UV. Alguns rótulos fabricante dizer “de absorção de UV até 400nm.” Esta é a mesma coisa que 100 por cento de absorção no UV.

Lentes polidas

Alguns vidros sem receita médica são polidas para melhorar a qualidade das lentes. Lentes sem receita médica que não são polidas não vai machucar seus olhos.

Você quer ter certeza de que as lentes que você compra são feitas corretamente. Para julgar a qualidade de óculos de sol sem receita médica, olhar para algo com um padrão retangular, como ladrilho. Segure os óculos a uma distância confortável e cobrir um dos olhos. Mova os óculos lentamente de um lado para o outro, depois para cima e para baixo. Se as linhas de permanecer em linha reta, as lentes estão bem. Se as linhas de mexer, especialmente no centro da lente, tente outro par.

Resistente ao impacto

Todos os óculos de sol devem cumprir as normas de impacto estabelecidos pela Food and Drug Administration Federal (FDA) para a segurança. Nenhuma lente é verdadeiramente indestrutível, mas lentes de plástico são menos propensos do que as lentes de vidro para quebrar quando atingido por uma bola ou pedra.

A maioria das lentes de óculos de sol sem receita são de plástico. Óculos de sol de plástico policarbonato, usado em muitos esportes, são especialmente difíceis, mas eles riscam facilmente. Se você comprar lentes de policarbonato, solicitar que façam revestimentos resistentes a arranhões.

Polarizada

As lentes polarizadas cortar o brilho refletido – a luz solar que rebate superfícies lisas, como janelas do pavimento, carro, superfícies cromadas ou água. Podem ser particularmente úteis para a condução e à pesca.

Polarização não tem nada a ver com a absorção de luz UV, mas muitas lentes polarizadas são agora combinado com uma substância anti-UV. Verifique o rótulo para se certificar de que as lentes oferecem proteção UV máxima.

Lentes escuras

Uma lente meio é bom para o dia-a-dia, mas se você usar os óculos para condições muito brilhantes, escolha um tom mais escuro lente. A cor e o grau de escuridão não lhe dizer nada sobre a capacidade das lentes para bloquear a luz UV.

Fotocromatico

A lente fotossensível óculos escurece automaticamente em luz brilhante e se torna mais leve em baixa luminosidade. A maior parte do escurecimento ocorre em cerca de meio minuto, enquanto que o raio leva cerca de cinco minutos. As lentes fotossensíveis vêm em uma tonalidade uniforme ou gradiente.

Embora as lentes fotocromáticas podem ser boas UV-absorventes óculos de sol (mais uma vez, o rótulo deve indicar esse benefício), é preciso tempo para eles se adaptar a diferentes condições de luz.

Estilo mascara

Óculos envolventes são moldados para evitar que a luz que brilha em torno de seus olhos.

Estudos têm demonstrado que um número suficiente raios UV entrar em torno armações de óculos comuns para reduzir os benefícios de lentes de protecção. Óculos de sol com armação grande envolventes pode proteger os olhos de todos os ângulos.

Lentes degradê

As lentes de gradiente são permanentemente sombreadas de cima para baixo ou a partir de cima e em baixo para o meio. Lentes degradê simples (escuro na parte superior e mais leve na parte inferior) pode cortar o reflexo do céu, mas permitir que você veja claramente abaixo. Eles são úteis para a condução porque não escurecer sua visão do painel. Eles não são tão bons, no entanto, reduzir o brilho em ambientes com neve ou na praia.

Lentes degradê (escura na parte superior e inferior e mais leve no meio) pode ser melhor para o esporte onde a luz reflete-se fora da água ou neve, como a vela ou esqui.

Revestido de espelho

Acabamentos espelho são finas camadas de vários revestimentos metálicos sobre uma lente comum. Embora eles fazem reduzir a quantidade de luz visível de entrar seus olhos, não assumem que será totalmente protegê-lo contra a radiação UV.

Blocos de 90 por cento dos raios infravermelhos

Comprimentos de onda infravermelhos são invisíveis e produzir calor. A luz solar tem baixos níveis de raios infravermelhos, e o olho tolera bem infravermelho.

Alguns fabricantes de óculos de sol fazer alegações de saúde para os seus produtos baseados na proteção de infravermelho, mas a pesquisa não mostrou uma ligação estreita entre a doença dos olhos e raios infravermelhos.

Lentes com bloqueio azul

Se a luz azul é prejudicial ao olho ainda é controversa. Lentes que bloqueiam toda a luz azul são geralmente cor de âmbar e fazer o seu entorno olhar amarelo ou laranja. O tom supostamente torna objetos distantes parecem mais distinta, especialmente na neve ou neblina. Por esta razão, óculos de sol de âmbar são populares entre os esquiadores, caçadores, velejadores e pilotos.

Deixe um comentário