R. Galileu Galilei, 1685 - Sala 1106, Rib. Preto, SP (16)3913-4758 / (16)99123-2299 / (16)3621-6511 clinicamarcelojordao@gmail.com

Retina e Vítreo

VOCÊ SABIA que o olho humano é formado por estruturas semelhantes a outros órgãos do nosso corpo e que, por isso mesmo está sujeito a alterações provocadas por doenças que podem atingir essas estruturas?

A retina é uma fina membrana localizada no fundo do olho, responsável pela captação da imagem. Se compararmos a estrutura do olho a uma câmara fotográfica, diríamos que a retina seria o filme da câmara. Para que sua função seja exercida de modo pleno, ela deve estar totalmente colada e aderida a parede chamada corioescleral, além de manter sua vascularização e pigmentação preservadas.

Sempre que tratamos cientificamente da retina, temos que nos referir também ao vítreo e á coróide, duas estruturas bem próximas a retina e que permitem a captação da imagem.

Entre os distúrbios mais comuns que acometem a retina e o vítreo estão as alterações vasculares, o descolamento da retina, a presença de moscas volantes e clarões, a retinopatia diabética e a degeneração macular.

O que são moscas volantes?

São pequeníssimos grãos de gel ou células aglomeradas dentro do corpo vítreo, o fluido com aparência de gelatina que preenche o interior do nosso olho, podem se apresentar como pequenos pontinhos, círculos, linhas, nuvens ou teias de aranha. Apesar de raramente estar relacionados com problemas mais sérios, é importante consultar o oftalmologista quando as moscas volantes surgem bruscamente e principalmente na presença de flashes de luz.

E a degeneração macular, como e por que ocorre?

Ela acontece quando existe a destruição da região central da retina, como mácula, que permite enxergar claramente pequenos detalhes.  Quanto a mácula não funciona corretamente, o paciente experimenta embasamento ou escuridão no centro da visão.

Avanços notáveis na ultima década contribuem para a prevenção, o diagnostico e o tratamento de todas essas doenças que acometem a retina, o vítreo e a coróide.

ATENÇÃO! Prevenir sempre é a melhor maneira para evitar, reduzir ou impedir problemas de visão associados a complicações da retina, vítreo e coróide. A moderna oftalmologia coloca a disposição os recursos necessários para a prevenção e o tratamento, caso ele seja necessário.

O que são alterações vasculares?

A ocorrência deste tipo de distúrbio geralmente esta associada a presença de doenças chamadas de base, como hipertensão arterial, a problemas de coagulação, ao diabetes e, em alguns casos, ao glaucoma. A maioria destas alterações é tratada com laser. Mas, lembre-se: o controle clínico da doença de base é a melhor prevenção para as doenças vasculares da retina.

Como acontece o descolamento da retina?

O afinamento da retina, que provoca a formação de “buracos”, pode levar a este descolamento. Embora mais freqüente em pacientes idosos ou míopes, também pode ocorrer após traumatismo oculares ou cirúrgicos. Principal sintoma: queda acentuada da visão. É necessário procurar o oftalmologista rapidamente.

O que é retinopatia diabética?

Altos níveis de açúcar no sangue- presentes no diabetes- podem lesar os vasos sanguíneos na retina. Esta lesão é chamada de retinopatia diabética. A melhor maneira de evitar que isto ocorra é a prevenção, ou seja, quem tem diabetes deve controlar rigorosamente o nível de açúcar no sangue para reduzir riscos de perda de visão. O acompanhamento oftalmológico é fundamental quando o diabetes está presente e deve ser feito semestralmente ou de acordo com a orientação médica.

Lembre-se: sempre que achar necessário, procure seu oftalmologista. Ele é o profissional indicado para esclarecer todas as duvidas sobre eventuais alterações de sua visão. Jamais se automedique.

Deixe um comentário